terça-feira, 28 de agosto de 2012

Hidratação sempre!

Nossos cabelos são como nosso corpo: todo dia perdemos litros de água por nossos poros, desde quando acordamos até e durante o sono. E assim como a reposição de vitaminas e sais mineirais é fundamental para nossa sobrevivência, a reposição de água e nutrientes é essencial para a saúde dos nossos fios.

Diariamente nossos cabelos perdem uma quantidade considerável de nutrientes - afinal, os fios são afetados por inúmeros agentes externos como poluição, sol, sal, químicas e outros que provocam a abertura de suas camadas. E a reposição de nutrientes e a reidratação, tão importantes para que o cabelo permaneça saudável, só podem ser obtidas se usarmos os produtos corretos e, claro!, se hidratarmos com frequência.

Independente do tipo de cabelo, seja ele oleoso, normal, seco, danificado por química, o ideal é hidratar o cabelo pelo menos de 15 em 15 dias. "Escolha sempre um produto de acordo com seus fios. A Seed, por exemplo, tem cremes que mais leves, de nutrição rápida, e produtos para uma hidratação mais profunda. O correto é achar o produto mais indicado para seu cabelo e investir na aplicação com regularidade", aconselha a química pós-graduada em Ciência e Tecnologia de Cosméticos e diretora técnica da Seed Cosmética, Daniela Maia.

E anote: um cabelo bem hidratado tem mais brilho, é mais sedoso, quebra menos, é mais resistente às químicas, responde melhor aos tratamentos mais intensos, como queratinização, selagem, etc, tem um crescimento melhor e mais rápido e resiste mais intensamente às agressões externas.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

E antes de secar o cabelo?

Você já parou para pensar porque existem tantos produtos para aplicar nos fios antes de secar os cabelos? Antigamente, nem as mulheres, nem os profissionais tinham qualquer preocupação na hora de secar as madeixas. Apenas com o desenvolvimento da tecnologia e o avanço de estudos sobre os cabelos foi possível observar como fontes de calor, como secador e chapinha, podem extrair até a última gota de umidade dos fios, deixando-os brilhantes e maleáveis em um primeiro momento, mas completamente ressecados com o passar do tempo.

Essa evolução levou à criação de novos produtos, como finalizadores e principalmente os protetores térmicos que combatem a ação do calor, prevenindo o dano aos fios. Mesmo quando o cabelo não for submetido ao secador ou à chapinha, o protetor, sob forma de spray ou serum, deve ser aplicado nas madeixas ainda molhadas.

"O protetor térmico pode e deve ser usado em todos os tipos de cabelos, não apenas quando se quer alisar, mas também quando se modela, fazendo cachos ou penteados", explica o Diretor Comercial da Seed Cosmética, Ronaldo Riccio. Ele comenta que o protetor é tão importante que a Seed investiu no desenvolvimento do Super 5 Pré-Escova. "Esse complexo multifuncional possui filtro solar, dá brilho e aumenta a penteabilidade dos cabelos. É um produto que protege sem deixar os fios oleosos", completa.

É claro que com apenas o protetor térmico não é suficiente para deixar os fios saudáveis. Um bom xampu, um condicionador de qualidade, a hidratação feita frequentemente nos cabelos potencializam a saúde dos fios e o efeito do protetor. Escolha o seu e comece a proteger seu cabelo desde já!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cuidado especial para os cabelos afro

A moda black power é a onda para quem tem cabelos afro. Assuma a cabeleireira e prepare-se para balançar os cachos na próxima estação. O próximo verão dá continuidade à tendência de 2012 e pede as madeixas soltas e naturais para as mulheres que tem os cabelos crespos.

Mas usar o cabelo crespo ao natural não significa, muito pelo contrário, deixar de lado os cuidados necessários à saúde desse tipo de fio. A química pós-graduada em Ciência e Tecnologia de Cosméticos e diretora técnica da Seed Cosmética, Daniela Maia, ratifica que é fundamental adotar hábitos diários que podem deixar o cabelo afro mais forte e saudável. "Indicamos a linha Seed Suprema para mulheres que possuem esse tipo de cabelo, porque esses produtos ajudam a hidratar, nutrir, reduzindo um pouco o volume e o frizz nos fios", explica.

Algumas dicas importantes são:

- hidrate os fios pelo menos uma vez por semana, para nutrir, dar mais brilho e deixar o cabelo mais leve;
- use um finalizador de qualidade sempre. Eles são mais vida aos fios, reparam as pontas duplas e protegem as madeixas do sol e da poluição;
- na hora de armar o cabelo no penteado black power, use e abuse de mousse e fixadores de boa qualidade. Não se esqueça de retirar todos os resquícios com um xampu anti-resíduos.

Observando essas pequenas regras, basta entrar no clima do Verão 2013 e arrasar!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Como cuidar do cabelo das orientais

O cabelo dos orientais é, certamente, o mais resistente de todos os povos e raças. Grosso, com menos permeabilidade que outros fios, geralmente liso e bastante brilhante, os fios de mulheres e homens orientais são, inclusive, menos susceptíveis aos danos causados por tratamentos químicos e por tinturas, quebram menos e "seguram" mais a hidratação e a umidade necessárias para se ter madeixas saudáveis.

Talvez por isso se fale muito pouco sobre os cuidados importantes para manter a saúde dos cabelos orientais. Mas o fato de serem mais resistentes não signfica que estejam imunes à diversos fatores externos que tanto danificam os fios, como o sol e a poluição.

Por ser tão liso e pesado, esse tipo de fio tende a ser oleoso. Assim, o primeiro cuidado a ser tomado é na hora da lavagem: a água não pode estar muito quente e os fios não devem ser esfregados uns nos outros, para evitar a quebra e a abertura das cutículas. O xampu deve ter ingredientes naturais eem sua composição e, quanto mais leve o xampu, melhor o resultado.

Outro ponto fundamental é a hidratação que deve ser realizada também com produtos mais leves, e os cremes jamais devem ser aplicados na raiz. Por ser muito rico em queratina e para não ficar oleoso e muito pesado, não se deve aplicar nele produtos com este componente. A queratina também pode deixaros fios duros e sem volume - e vamos lembrar que a falta de volume também é um problema enfrentado pelas mulheres orientais.

Uma boa dica é usar finalizadores ricos em silicone, que ajudam a manter o brilho natural do cabelo oriental, e que tenham em sua composição um bom fator de proteção solar, como o Serum Reparador da Seed.