quinta-feira, 30 de junho de 2011

Quantos cabelos se perdem por dia?

O ser humano saudável tem entre 100.000 a 150.000 fios capilares, algumas pessoas podem chegar até 200.000, cerca de 900 por cm2. Estes dados seguem uma média geral. É interessante observar alguns estudos que apontam diferenças significativas entre estes números e a cor natural do cabelo. As estimativas são de que pessoas com madeixas louras devem ter cerca de 140.000; castanhos são 110.000, cabelos pretos têm em média 108.000 fios e ruivos tem apenas 90.000.

De acordo com o site saudedoscabelos.com, o ciclo biológico ou tempo de vida do cabelo divide-se em três fases: crescimento, repouso e queda. A fase de crescimento dura de três a sete anos e 80 a 90% dos folículos estão nesta fase. A fase de repouso é curta, de apenas duas semanas e nela estão 1% dos folículos. Na fase da queda estão os restantes 10 a 20%, por isso é normal dizer que perdemos aproximadamente 100 fios por dia.

Como é impossível ficar contando quantos fios caem ao longo do dia, fique alerta quando notar um número grande de fios soltos na almofada (mais de 10), no pente (mais de 10) ou quando tomamos banho. A queda excessiva de cabelo pode significar algum problema de saúde! 

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Coque: despojado, elegante, com franjas e fios soltos. Um charme!

Se você tem os cabelos longos e pode aproveitar para criar diferentes visuais, aposte no coque! Com um toque mais elegante ou casual, eles são uma ótima opção para ficar com um look diferente sem muito trabalho. Opções de modelos não faltam, e os acessórios também estão liberados a vontade para compor a produção.

Mas, alguns passos são essenciais para fazer seu coque com sucesso. Listamos algumas dicas do site da Vogue que podem ajudar você:

Passo 1: pense na ocasião – embora coques sejam bem “neutros” e possam ser usados em todas as ocasiões, é sempre bom saber o contexto porque tem exceções, ou melhor, momentos mais ou menos adequados. Ex: coque despojado, com cara de dia a dia, no casamento. Não que seja proibido, mas você pode aproveitar a ocasião para caprichar mais! A roupa também pode ser fator influenciável – se tem uma gola alta vale a pena considerar um coque mais alto, por exemplo.

Passo 2: saiba o estilo que você quer seguir – moderna, clássica, retrô, cool, minimalista, rococó… tem um coque para cada um desses estilos, e essa etapa é só pra você começar a visualizar o penteado que quer.



Passo 3: decida o posicionamento – se você quer um coque alto, altíssimo, baixo, no meio da cabeça, pendendo pro lado.

Passo 4: escolha a risca – pode ser no meio, de lado ou sem risca (cabelo todo pra trás). Pode ou não ter fios caídos (mais displicente) e se você tem franja ela pode ficar ou não solta. Ah, as riscas podem ser rígidas, bem gráficas, ou mais casuais.



Passo 5: acabamento do topo – o cabelo de cima da cabeça pode ser “fofinho”, pode ter volume localizado, pode ser esticado, pode ter cara despojada, pode ser ondulado.

Passo 6: tem detalhe? Pode ter trança, torcido, algum enfeite, tiara, faixa…


Passo 7: o coque em si – ele pode ser desmanchado ou perfeitinho, gordão tipo Carrie Bradshaw (aí você pode usar aplique ou enchimentos) ou magrinho minimalista, pode ser o “não coque”, bom pra quem tem cabelo curto, que o cabelo fica bem próximo da cabeça, tem o coque banana, tem o bem redondo, o mais espalhado, o torcido, o trançado…

Agora é só executar! E não esqueça de alguns produtos que podem ajudar bastante:
. Spray de fixação – pra segurar o penteado, controlar frizz.
. Pente fino –
se tiver optado pelo acabamento certinho na raiz, se quiser eriçar pra dar volume ou se for fazer risca gráfica.
. Elástico e muuuuuuitos grampos!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Power Hidrat: uma revolução para cabelos secos

Você já imaginou um produto para hidratação dos fios que dá o mesmo resultado dos tratamentos feitos no salão de beleza? Não é milagre, nem exagero na propaganda, a ampola Power Hidrat da linha Suprema da Seed poderia ser chamada de "potinho mágico".

Indicada para cabelos extra-secos ou danificados, a Power Hidrat traz como ativos oligominerais e o activeshine amazon, que é um blend de manteigas de murumuru e de cupuaçu. Uma aplicação ainda no banho é capaz de trazer mais vitalidade e beleza aos fios. Outros efeitos do produto são a hidratação instantânea, melhora da penteabilidade e brilho. Experimente! Você vai se surpreender!