Um dos principais indicadores de que estamos com o corpo em equilíbrio é a saúde dos nossos cabelos. Quando os fios estão brilhantes e fortes, é porque estamos bem e, ao contrário, quando estão fracos e quebradiços apontam que algo está errado. Outro indicador de que algo não está bem é a queda de cabelos: você pode estar com algum problema físico - que se manisfesta por meio da queda dos fios - ou simplesmente não está tomando os cuidados necessários para manter suas madeixas saudáveis e volumosas.
Confira algumas dicas da Seed sobre o que fazer quando os cabelos começam a cair:
1. Consulte um médico dermatologista: a primeira coisa a se fazer é consultar um especialista que vai pedir diversos exames e avaliar sua saúde. Distúrbios hormonais, questões genéticas, como a pré-disposição à queda, com casos de calvície feminina e masculina na família, anemia e falta de vitaminas podem provocar a queda. Com o diagnóstico em mãos, o médico saberá orientar o que é melhor para você e, consequentemente, para a saúde dos seus fios.
2. Equilibre sua alimentação: A Seed já deu a dica de que uma alimentação rica em proteínas, cálcio e fibras pode aumentar a força dos fios. Procure comer de 3 em 3 horas, mastigar bastante e ingerir alimentos diversificados. A hidratação é fundamental, por isso tome muito líquido.
3. Combata o stress: relaxe! Procure ter uma boa noite de sono, com pelo menos 8 horas de descanso. Insira alguns hábitos saudáveis como praticar exercício físico pelo menos 3 vezes por semana, deitar mais cedo à noite e controlar a respiração. Em situações de stress, como o congestionamento no trânsito, ligue o rádio e curta o momento. Adote uma vida mais light.
E em relação aos cabelos, como proceder?
- Escove os fios todos os dias, de preferência à noite, para estimular a circulação no couro cabeludo;
- Não durma com os cabelos presos ou molhados. Lave a cabeça de dia, nunca com água quente, e deixe os fios secarem naturalmente sem utilização do secador.
- Dê um descanso para os fios e pare um pouco com a aplicação de tinturas e outras químicas, deixando de lado também a escova com chapinha - que retira toda a umidade do fio. Passe hidratar o cabelo semanalmente.
- Compre produtos de boa qualidade e que sejam específicos para seu tipo de cabelo.
- Abandone a escova temporariamente e use pentes de cerdas largas.
- Procure um profissional de confiança, que conhece seus hábitos e seu cabelo, para que ele te oriente na adoção de cuidados específicos para seu caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário